Como automatizar seu atendimento sem perder qualidade

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Todo bom profissional de vendas / marketing sabe que o custo de aquisição de um cliente e seu life time value são métricas muito importantes, então o seu atendimento muita vezes deve ser visto com uma canal de comunicação e marketing, afinal um cliente bem atendido tende a voltar e comprar novamente, ou no mercado de serviços, um cliente bem atendido tende a continuar contigo por um tempo maior.

No e-commerce, esses números são muito mais visíveis: investi X em adwords, esse X me trouxe Y visitas, que geraram Z compras, que me retornaram R$ Y … e assim por diante, tão importante quanto esse X investido no adwords é o seu atendimento pós venda. O relacionamento que será estabelecido a partir dessa venda é importante para conquistar novos clientes, melhorar a reputação, e gerar uma recompra futura, a venda não acaba no pagamento.

Isso não significa que você precisa de um investimento milionário em uma central de atendimento, isso significa que você precisa de tecnologia para automatizar processos simples como consulta de status de pedido, status de pagamento, tracking de pedido.

Como posso automatizar sem perder qualidade?

Uma das maneiras de fazer isso é através de chatbots, robôs de atendimentos através do Telegram, Facebook Messenger e em breve também através do WhatsApp. Um chatbot, pode ser parametrizado para atender através de um roteiro, no mesmo modelo de uma URA (atendimento por telefone, via voz) ou através de correlações semânticas, exemplo: dúvidas + meu pedido = “Para eu buscar mais dados do seu pedido preciso que me envie o seu número de pedido, você deve ter recebido esse número em um e-mail”.

Através dessa interações você pode entregar diversos serviços automaticamente, evitando que seu ciente fique pendurado em uma linha telefônica com um atendente.

Para e-commerce, isso é uma grande vantagem, uma vez que sua loja funciona 24 x 7, você pode oferecer diversos serviços de forma automática para todos os seu clientes, exemplo: segunda via de boleto, status de pedidos, alertas de boleto em aberto, aprovação de pagamento via cartão de crédito, entre outros serviços.